terça-feira, 19 de outubro de 2010

Falando de Decoupage

   Decoupage significa recortar e colar,  é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, porém continua atual, versátil, e divertida.
   O termo Découpage é francês (decouper=cortar), porém sua origem é italiana. Essa técnica na época ficou conhecida como "Lacche povero", que significa a laca do homem pobre, porque aqueles que não tinham recursos para empregar um artista a decorar suas mobílias e objetos decorativos, podiam obter efeitos distintos e requintados com gravuras coladas sobrepostas à peça e revestidas com múltiplas demãos de verniz ou da laca.
   Essa forma de arte começou em Veneza, Itália, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto da Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies. (Fonte: www.sobre.com.pt/decoupage)
   A decoupage é uma das modalidades de artesanato mais recentes no meu aprendizado, consigo conciliar com a pintura em tela, por utilizar das mesmas técnicas de textura e acabamento. Embora o foco principal de qualquer peça, já esteja pronto, nessa arte de colagem de gravuras o importante é ousar, dando aos objetos mais simples, requinte e beleza, através das cores. Deixo a criatividade rolar solta, e as mãos trabalham com carinho!!!!







   Este prato e essas petisqueiras de vidro, foram redecorados com gravura floral, dando personalidade á sua mesa na hora de receber. Formam um lindo conjunto, quem se interessar é só entrar em contato!!!!
Abraços de luz e paz.
                             Soame Ferreira



3 comentários:

  1. Parabens pela aula cultural que é muito interessante aos leigos e faz conhecer e pesquisar.As peças apresentadas ficaram lindas e enobrecem as mesas sim.Seria bom a gente ter noção de preço das peças após a decopagem. Gostei muito.Meu abraço e beijo de luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Vim te conhecer, e me surpreendi com a criatividade e sabedoria dos textos aqui postados... Esse que acabei de ler, é como disse o amigo e poeta Toninho, uma verdadeira aula cultural que só vem enriquecer nossos conhecimentos... Lindo trabalho, magníficas peças... Hummm, fiquei assim coçando as mãos por vontade de pegar e admirar uma peça dessas, como se diz por aqui, "olho de goiano é nas mãos",rsr... Ah só sei que teu blog é lindo e muito aconchegante! Só não estarei seguindo-a a partir desse momento pelo fato de que hoje o link de seguidores de todos os blogs desapareceram, mas assim que normalizar estarei fazendo parte desse teu ninho acolhedor, "se você me aceitar como seguidora, claro"... Deixo a ti um abraço e meu carinho... Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Soame, vim pela indicação do Toninhobira. Somos conterrâneos lá de Itabira. Eu moro aqui em BH também. Quero lhe parabenizar pelo belíssimo trabalho artísticco, gastronômico cultural em seu blog que gostei muito . Um abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir